24/03/2010

Salve a água potável de Natal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte lançou no dia mundial da água dia 22 de março, a campanha "Salve a água potável de Natal". A campanha tem o objetivo de cobrar das autoridades a solução para o problema da contaminação do aquífero do San Vale, última reserva de água potável da Capital, que está sendo contaminada por causa das contruções e fossas sépticas no entorno dessa Zona de Proteção Ambiental.
 
Durante a apresentação da Campanha, a Promotora de Meio Ambiente do RN, Gilka da Mata, explicou que o aquífero de Natal é altamente vulnerável por ser uma região com formação geológica denominada Dunas Barreiras que não filtra totalmente os puluentes que penetram no solo. O contaminante mais preocupante é o Nitrato que atinge o lençol freático através das fossas sépticas e dos sumidouros. Segundo a pormotora, a maioria dos poços de Natal estão com os níveis de nitrato muito acima do permitido que é de 10mg/l e a solução da CAERN tem sido diluir a água desses poços com água potável das lagoas do Jiquí e de Extremoz.O problema é que com o crescimento da população, essas lagoas estão perdendo a capacidade de abastecer a cidade e por isso não podemos nos dar ao luxo de contaminar a reserva de San Vale.

Para eliminar as fossas sépticas que ficam próximas dos poços da CAERN e instalar o sistema público de esgotamento é necessário realizar obras com um gasto orçado em 20 milhões de reais. A primeira vista essa quantia pode parecer exorbitante, mas se essas obras não forem realizadas teremos que buscar água de outros lugares mais distantes como o Rio Doce em Extremoz, Rio Dom Marculino, Rio Maxaranquape e outros. E para isso, seria necessário um gasto ainda maior de 220 milhões de reais!

Com o obejtivo de evitar maiores prejuízos e garantir a qualidade da água para a população é que o Ministério Público lançou a campanha "Salve a água potável de Natal", e a população pode participar ativamente divulgando e assinando o abaixo assinado através do link: www.mp.rn.gov.br/aguapotavel.

Participe!

Nenhum comentário: