Fonte: NoMinuto
Uma das principais áreas sobre a qual o projeto se volta são os Parrachos, ambiente costeiro de grande diversidade e parede rara de corais.
Nesta quinta-feira (22), é comemorado o Dia da Terra. Uma data para lembrar a importância da preservação. No Rio Grande do Norte, uma das ações que vem se destacando nesta área é o projeto Ponta de Pirangi, desenvolvido pela ONG Oceânica, que pretende criar uma unidade de conservação para aquela área. Neste primeiro momento, estão sendo coletadas imagens de satélite da região, que vão servir de base para o mapeamento geográfico da área.
Assim, será possível identificar as áreas mais propícias às atividades de educação ambiental, principalmente. Nesses locais devem ser coletadas amostras para estudo mais detalhado sobre as condições naturais. Serão os pontos escolhidos para visitação, onde a população poderá se informar acerca do lugar onde vive e visualizar as próprias imagens de satélite.
Segundo a assessoria de imprensa da Ong, a proposta deve conciliar a preservação ambiental com as atividades econômicas como o turismo e a pesca. Além disso, também deve haver um espaço destinado à pesquisa. A própria população deve ser beneficiada com cursos e oficinas com temática ambiental.
Neste ponto, destacam-se iniciativas de educação ambiental, orientação para pesca sustentável, desenvolvimento de alternativas turísticas, implementação do sistema de coleta seletiva e mesmo a pesquisa sócio-ambiental em parceria com a comunidade.
Ainda de acordo com a assessoria, uma das principais áreas sobre a qual o projeto se volta são os Parrachos. Este é um ambiente costeiro de grande diversidade ambiental e parede rara de corais que passa por processo de degradação ambiental. Se as agressões continuarem, há possibilidade de comprometimento de todo o ambiente marinho próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário