10/05/2010

IFRN sedia curso de capacitação em mudança do clima

Abertura será com o físico Luís Pinguelli Rosa

O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), em parceria com o IFRN / Funcern e com apoio da Petrobras S.A. promove o “Curso de Capacitação em Mudança do Clima”, nos próximos dias 12, 13 e 14, no Campus Natal-Central.

A abertura será no dia 12, às 20h, no auditório do IFRN. O palestrante será o prof. Luiz Pinguelli Rosa, atual diretor da Coodenação de Projetos, Pesquisa e Estudo (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do próprio Fórum promotor do evento.

O “Curso de Capacitação em Mudança do Clima” possui carga-horária total de 40 horas, dividida em duas etapas: a primeira de 20h com aulas presenciais e a segunda de 20h com aulas e acompanhamento ministrados à distância. O curso tem por finalidade capacitar gestores públicos, acadêmicos e representantes setoriais envolvidos em questões relacionadas às mudanças do clima. Os participantes foram previamente convidados e as aulas acontecerão no miniauditório do IFRN das 8h às 18h, nos dias 13 e 14.

Palestra sobre biodiesel

Antes da abertura, às 16h, haverá uma programação especial para a comunidade acadêmica do IFRN: o professor e engenheiro químico Luís Guilherme da Costa Marques, pesquisador do Instituto Virtual Internaciona de Mudanças Globais vai dar a palestra "Biodiesel - processos, oleaginosas e uso para geração de energia". O local será a sala de projeção da Pesquisa, localizada no 1º andar do Núcleo de Incubação Tecnológica (NIT).

Luís Pinguelli Rosa

O físico Luís Pinguelli Rosa é graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967), mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ (1969) e doutor em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974). Foi diretor da COPPE/UFRJ por três mandatos e é ex-presidente da Eletrobrás. Atualmente, é diretor da COPPE/UFRJ, professor titular do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ e secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Nos últimos anos, o professor Pinguelli vem atuando nas áreas de planejamento energético, mudanças climáticas e epistemologia e história da ciência, mas ele tem trabalhos importantes em engenharia nuclear, física de reatores, física teórica e física de partículas. Professor e pesquisador visitante de oito universidades e centros de pesquisa estrangeiros, Pinguelli Rosa faz parte também do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), instituição que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.


Nenhum comentário: