08/05/2008

Dorothy Stang

Por Anna Andrade


Hoje, ao entrar na internet, ví a notícia de que o fazendeiro Bida, acusado de ser o mandante do assassinato da Missionária americana Dorothy Stang foi absolvido da acusação, enquanto o pistoleiro Rayfran das Neves Sales foi sentenciado a 28 anos de prisão. Infelizmente esse é só mais um dos inúmeros casos de injustiça no Brasil.

Um caso como esse que teve tanto repercurssão na mídia e comoveu o país, hoje já foi esquecido por causa dos outros acontecimentos dramáticos que vemos diariamente nos jornais. E assim, esse fazendeiro infeliz, que foi capaz de mandar matar uma senhora de 73 anos, vai sair impune e esquecido pelos brasileiros.

A irmã Dorothy lutava contra a opressão dos fazendeiros contra o povo da floresta. A missionária recebeu diversas ameaças de morte, sem deixar intimidar-se. Pouco antes de ser assassinada declarou:

"Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar."

Link para as materias:
http://www.atarde.com.br/brasil/noticia.jsf?id=879799
http://www.brasiloeste.com.br/noticia/1702/dorothy-stang
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u399263.shtml

Nenhum comentário: