04/05/2010

Funcarte e Fundação Joaquim Nabuco realizam curso de cinema

Fonte: Diário de Natal

"Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Cinema” será ministrado pelo pesquisador Rubens Machado Júnior.

O pesquisador Rubens Machado Júnior, da Universidade de São Paulo, vai ministrar o curso “Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Cinema”, na Fundação Cultural Capitania das Artes, das 14h às 17h30. Estão sendo oferecidas 50 vagas. A realização é da Funcarte em parceria com a Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco.

As aulas serão entre os dias 12 e 15 de maio e fazem parte das ações do Programa Estudos da Cultura, que tem pretende atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter mais introdutório e formativo, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas mais diversas linguagens.

A intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos.

As inscrições, que custam R$ 10, serão realizadas desta quarta (5) à próxima terça (11), na sede da Funcarte (Rua Câmara Cascudo, 434 – Ribeira), ou por meio do e-mail: nucleodequalificacao@hotmail.com. O interessado deverá informar no e-mail o nome completo e o telefone para contato. Maiores informações pelos telefones 3232- 4599/4556.

O professor Rubens Machado é livre-docente em Teoria e História do Cinema no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela USP, mestrado em Cinema, TV e Rádio pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Tem experiência na área de artes, com ênfase em cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro, análises de filmes, estética do cinema, relação artes cinema, representação do espaço urbano, cinema experimental, Super-8.

A Fundação Joaquim Nabuco é uma entidade de direito público, vinculada ao Ministério da Educaçãol, fundada em 1949, e dotada de função programática da preservação do legado histórico-cultural de Joaquim Nabuco e do país, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste, e sediada no Recife.

Nenhum comentário: